sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Como funciona o captcha

Matéria interessante encontrada no UOL.

Você está usando seu computador para comprar ingressos para ver o show do Orishas. Mas antes de efetuar a compra, você tem primeiro que passar por um teste. Não é um teste difícil - na verdade, esse é o ponto. Para você, o teste é simples e objetivo. Mas para um computador, o teste é quase impossível de resolver.
Esse tipo de teste é um Captcha, acrônimo de Completely Automated Public Turing Test to tell Computers and Humans Apart (Teste de Turing público completamente automatizado para distinguir computadores de seres humanos). Eles também são conhecidos como um tipo de prova interativa humana (Human Interaction Proof - HIP). Você provavelmente já viu montes de testes Captcha em sites na Internet. O mais comum é uma imagem com várias letras distorcidas. Seu trabalho é digitar a série correta de letras em um formulário. Se as letras baterem com aquelas da imagem distorcidas, você passa no teste.

Gmail CAPTCHA
2009 ComoTudoFunciona
O serviço Gmail, do Google, exige que novos usuários entrem com um Captcha antes de criar uma conta.

Por que alguém precisa criar um teste que distingua humanos de computadores? Porque há pessoas que querem burlar os sistemas - eles querem explorar as fraquezas nos computadores que hospedam os sites.  Embora esses indivíduos sejam a minoria na Internet, suas ações podem afetar milhões de usuários e web sites. Por exemplo: um serviço gratuito de e-mail pode se ver bombardeado por requisições de contas de um programa automático. Esse programa automático poderia ser parte de uma tentativa maior de enviar smap a milhões de pessoas. O teste Captcha ajuda a identificar quais usuários são pessoas de verdade e quais são programas de computador.
Uma coisa interessante sobre Captchas é que as pessoas que os projetam nem sempre ficam chateadas quando seus testes falham. Isso porque para um teste Captcha falhar, alguém tem de encontrar uma maneira de ensinar o computador como solucionar a falha. Em outras palavras, cada falha Captcha representa um avanço na inteligência artificial.


Jonathan Strickland.  "HowStuffWorks - Como funciona o Captcha".  Publicado em 30 de janeiro de 2009  (atualizado em 18 de fevereiro de 2009) http://informatica.hsw.uol.com.br/teste-captcha.htm  (10 de dezembro de 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário